Logo Joao - Finalizado 4.jpg

Empresa Registrada 

N°2457842

logo_crea_sp.png

Gestão de Ativos

Inspeção de Moendas e Componentes Mecânicos

__________________

Equipamentos utilizados nas Usinas de Açúcar e Etanol para extração do caldo da cana de açúcar, para a utilização no processo de produção. Falhas neste sistema podem causar paralização na produção, até a substituição ou reparo da peça danificada.

Oferecemos todos os recursos necessários de inspeção preventiva, controle da integridade física por ensaios não destrutivos e acompanhamento de reparos, para garantir a confiabilidade operacional do sistema.

Dentre as principais atividades, destacam-se:

 

  • Exames de ultrassom, partículas magnéticas e medições de durezas;
     
  • Análise de danos e falhas;
     
  • Fiscalização de fabricação e reparos
Fornos e Moinhos 02.jpg
Fornos e Moinhos 01.jpg

Inspeção de Moinhos, Secadores e Resfriadores Rotativos

__________________

São equipamentos centrais nas indústrias de mineração, alimentícia, cimenteira e de fertilizantes, e falhas podem causar paralização na produção com grandes prejuízos financeiros. Alguns componentes são de difícil manutenção e reparo, pois dependem de mão de obra especializada ou mesmo peças de reposição feitas sobre medida.

Seus componentes operam sobre tensões cíclicas e estão sujeitos a danos causados por fadiga, além de desgastes provocados por abrasão e corrosão. A inspeção preventiva e o controle da integridade física através de ensaios não destrutivos são as melhores maneiras de garantir sua confiabilidade operacional.

Temos vasta experiência na inspeção deste tipo de equipamento e seus componentes, além de oferecer as técnicas de ensaios não destrutivos mais adequados.

Dentre as principais atividades, destacam-se:

 

  • Acompanhamento de fabricação/montagem;
     
  • Inspeções e ensaios não destrutivos;
     
  • Acompanhamento de reparos;
     
  • Avaliação de integridade física;
     
  • Inspeção de eixos, coroas, pinhões, castelos e rolos;

Inspeção em caldeiras

__________________

Caldeiras a vapor são equipamentos destinados a produzir e acumular vapor sob pressão superior a atmosférica, utilizando qualquer fonte de energia, projetados conforme códigos pertinentes. Enquadram-se nas normas NR-13 (norma regulamentadora brasileira) e ASME I (norma da sociedade americana de engenharia mecânica).

São utilizadas em larga escala em todos os segmentos industriais e sempre são considerados equipamentos críticos. Sua instalação, operação, manutenção e inspeção devem seguir rigorosamente as normas cabíveis, pois falhas operacionais oferecem riscos à segurança das pessoas e grande prejuízos financeiros.

Somos especializados e dispomos dos recursos necessários para inspeção e avaliação de integridade física de todos os tipos de caldeiras, garantindo a segurança e confiabilidade operacional que este tipo de equipamento exige.

Dentre as principais atividades, destacam-se:

 

  • Acompanhamento de fabricação/montagem;
     
  • Inspeções periódicas de segurança, NR-13;
     
  • Adequação a NR-13;
     
  • Reconstituição de Prontuário NR-13;
     
  • Avaliação de integridade física de 25 anos;
     
  • Elaboração de Projeto de Alterações ou Reparos;
     
  • Elaboração de Programa e Planos de Inspeção;
     
  • Medições de espessuras dos sistemas de exaustão em operação;
     
  • Cálculo de vida residual;
     
  • Ensaios não destrutivos.
Caldeira-01 (1).jpg
Inspeção em vasos de pressão, tubulação e tanques de armazenamento

Vasos de pressão são todos os reservatórios, de qualquer tipo, dimensões ou finalidades, não sujeitos à chama, projetados para resistir com segurança a pressões internas diferentes da pressão atmosférica, ou submetidos à pressão externa, cumprindo assim a função básica de armazenamento de fluidos. Enquadram-se nas normas NR-13 (norma regulamentadora brasileira) e ASME VIII (norma da sociedade americana de engenharia mecânica).

Em refinarias de petróleo, Usinas de Açúcar e Etanol, Indústrias Químicas e Mineradoras os vasos de pressão constituem um conjunto importante de equipamentos que abrangem os mais variados usos. O projeto de construção, inspeção e manutenção de vasos de pressão envolve uma série de cuidados especiais e exige o conhecimento de normas e procedimentos adequados para cada tipo de aplicação, pois as falhas em vasos de pressão podem acarretar consequências catastróficas até mesmo com perda de vidas, sendo considerados os Vasos de Pressão equipamentos de grande periculosidade.

 

Tubulação industrial é o conjunto de tubos e acessórios destinados ao transporte de fluidos para processos industriais e armazenamento. Podem se enquadrar em normas distintas dependo de suas características, dentre elas: NR-13 (norma regulamentadora brasileira), ASME.ANSI (norma da sociedade americana de engenharia mecânica) e API (instituto americano do petróleo).

 

Tanques de armazenamento podem apresentar variadas formas construtivas e volumes, mas geral são utilizados na indústria para armazenamento final ou intermediária de fluidos de processo. Falhas nestes equipamentos podem gerar riscos a segurança dos operadores, danos ao meio ambiente além de grandes prejuízos financeiros.

Adotamos procedimentos de inspeção e técnicas de ensaios não destrutivos específicos para cada tipo de tanque de armazenamento, baseados em suas normas e suas características construtivas, a fim de maximizar sua segurança e confiabilidade operacional, além de atender as normas cabíveis.

 

  • Acompanhamento de fabricação/montagem;
     
  • Inspeções periódicas de segurança, NR-13;
     
  • Ensaios não destrutivos;
     
  • Adequação ao Uso e Avaliação de Integridade Fitness for Service;
     
  • Adequação à NR-13;
     
  • Reconstituição de Prontuário NR-13;
     
  • Elaboração de Projeto de Alterações ou Reparos;
     
  • Elaboração de Programa e Planos de Inspeção;
Vasos-de-Pressao-02.jpg
inspecao-de-tubulacao.jpg
Insp-de-Tanques-01.jpg
Réplica Metalográfica

Técnica de analise metalográfica não destrutiva, utilizada para caracterização de propriedades metalúrgicas e mecânicas, de materiais metálicos, novos ou com danos acumulados, montados em campo.

Replica-metalografica-02.jpg
Replica-metalografica-01.jpg
Partícula Magnética

O ensaio de partícula magnética é uma técnica de ensaio não-destrutivo utilizada para detecção de imperfeições superficiais e sub-superfíciais em materiais ferromagnéticos. Este método é rápido, confiável e bastante sensível para detecção e localização de trincas.

A técnica consiste na polarização magnética da região a ser inspecionada e a pulverização, via seca ou úmida, da partícula ferromagnética que se acumula nas regiões que apresentam descontinuidades sub ou superficiais.

download (15).jfif
pm2.jpg
Liquido Penetrante

O ensaio por Líquidos Penetrantes é o método de inspeção, para a detecção de descontinuidades abertas à superfície, mais utilizado e popular, sendo uma técnica de baixo custo e fácil interpretação dos resultados. Está técnica é muito utilizada na fabricação de equipamentos novos, inspeção e acompanhamento de soldagem e avaliação de equipamentos em operação.

Esta técnica baseia-se no principio da capilaridade, pois o líquido penetra nas descontinuidades abertas à superfície de aplicação e após a remoção do seu excesso, é revelado por um contraste aplicado na mesma superfície.

lp.jpg
download (14).jfif
Inspeção e adequação em áreas classificadas
WhatsApp Image 2024-08-12 at 08.15.38 (1).jpeg
NR10_1.jpg
NR10_2.jpg